Um feedback do cliente, o trajeto que você percorre até o trabalho, o tempo que as pessoas ficam conectadas na internet parecem apenas informações sem importância. Mas um cientista de dados consegue transformar tudo isso em números que podem ser importantes para diversos segmentos. Por isso o profissional de tecnologia precisa ficar atento ao negócio como um todo, e não apenas aos dados. Isso porque o seu trabalho envolve trocas com o time de Ciência de Dados, mas também com os demais setores da empresa.
Exemplo disso é que, à medida que a preocupação com a privacidade de informações aumenta, as empresas precisam desse profissional para garantir que as práticas de análise de dados estejam consoante as regulamentações. Afinal, de nada adianta ter acesso a uma grande quantidade de informações se não conseguirmos entender e interpretar esses dados. Para isso, o Cientista de Dados utiliza técnicas de visualização, como gráficos e dashboards interativos, que facilitam a compreensão dos dados e auxiliam na comunicação dos resultados para outras áreas da empresa. Além disso, o Cientista de Dados também é responsável por identificar quais são as variáveis mais relevantes para a análise, ou seja, quais são os dados que realmente importam para a tomada de decisões.
Onde os cientistas de dados podem atuar
A ciência de dados abrange muitos modelos e métodos científicos, matemáticos e estatísticos, além de ferramentas para analisar e manipular dados. Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes. Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. A área de dados é sem dúvidas muito extensa, com diversos ramos a nossa frente. Estudar e analisar dados é de suma importância para diversos contextos do cotidiano, servindo para o entendimento de diversas situações. Saber o por quê da queda de vendas de determinado produto de sua loja ou realizar uma análise preditiva de tendências futuras do mercado são exemplos do que essa área pode nos oferecer.
- O Via Carreira é um portal que fornece materiais informativos e educativos para estudantes, professores, acadêmicos e profissionais que já estão ou precisam voltar ao mercado de trabalho.
- Um dos fatores que diferencia uma pessoa cientista de dados de profissionais de programação é justamente a sua visão analítica.
- O cientista de dados é o profissional com conhecimentos de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações uteis e compreensíveis.
- Uma boa interpretação dos dados coletados pode melhorar as vendas e reter clientes.
- A modelagem estatística é outra parte integral do currículo de quem quer saber como se tornar um cientista de dados.
Profissionais formados em Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação podem se matricular nessa especialização em data science. A demanda por esse profissional tem sido alta, o que geralmente resulta em salários competitivos, mas a concorrência também é alta. Só gostar de internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos não é suficiente para carreiras https://claytonachm35615.blog5.net/67897223/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego em áreas da tecnologia. Ele consegue fazer isso em um espaço de tempo relativamente curto, através do uso de algoritmos, que são as regras nas quais os programas de computador vão se basear durante a mineração de dados. A palavra exabyte pode parecer estranha, mas será cada vez mais comum, porque o volume de dados crescente em todo mundo já não pode ser tratado apenas pelos termos mais tradicionais, como megabytes, gigabytes ou mesmo terabytes.
Especialização e Aprendizado Contínuo:
Se uma equipe de marketing precisa enviar um e-mail com cupom de desconto para os clientes, o cientista de dados pode identificar quem são as pessoas que têm mais chance de usar o cupom. Na área de vendas, por exemplo, o cientista de dados usa a estatística para testar a eficácia das campanhas de marketing. Ela ajuda a entender o comportamento do consumidor e auxilia o setor a descobrir o porquê dos consumidores comprarem produtos de uma marca específica. O cientista de dados também utiliza a estatística no sistema de recomendações, que já explicamos anteriormente. Encontrar o perfil de cientista de dados no mercado é tarefa árdua para os recrutadores e gestores de RH.
No mundo do Big Data Analytics, uma empresa que contrata alguém para lidar com grandes bases de dados não sabe exatamente a informação que está procurando e nem o que pode ser extraído. Seguindo essas etapas e mantendo-se dedicado ao aprendizado e ao aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para se tornar um cientista de dados no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. O cientista de dados tem como atribuição coletar uma grande quantidade de informações e convertê-las para um formato que possa ser utilizado mais facilmente. Assim, ser adepto(a) ao lifelong learning (aprendizagem contínua) é imprescindível para uma pessoa que deseja se tornar um cientista de dados. Há poucos anos a área de Data Science começou a se tornar relevante no mercado.
Ferramentas de coleta de dados
Tem aquela frase ‘para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve’, e isso vale muito para os seus projetos na área”, afirma ele. Além disso, de acordo com pesquisa feita pela Intera, a faixa salarial média de um cientista de dados no país pode ir de R$ 7.416 a R$ 22 mil, a depender do nível de conhecimento do profissional. Você pode colocar tudo o que já fez e vira um portfólio para você apresentar ao recrutador ou nas suas redes sociais para que as pessoas saibam o que você já desenvolveu”, aconselha Serra. Quanto mais problemas você consegue resolver, mais experiente você vai se tornando, independente da faculdade que fez. Além disso, é interessante a pessoa se juntar à comunidade de cientista de dados.
- Essa tecnologia já provou que não é apenas uma moda passageira e sim que veio para ficar e beneficiar diversos setores da sociedade com seus resultados surpreendentes.
- Uma pessoa cientista de dados é, sobretudo, uma pessoa com o poder de gerar mudanças significativas em seu contexto.
- Para quem está buscando saber como se tornar cientista de dados, é importante lembrar que é possível entrar na área sem ter todos esses conhecimentos completamente desenvolvidos.
- Contudo, todas elas precisam de uma base fundamental de conceitos e tecnologias.
- Essas plataformas também oferecem suporte a cientistas de dados especialistas ao também oferecer uma interface mais técnica.
Tudo que realizamos em ambientes tecnológicos gera dados e é esse profissional que saberá utilizar o emaranhado de dados conhecido como Big Data e transformar é uma mina de ouro. No mesmo sentido, crescem também as ofertas de cursos na área, como o oferecido pela Estácio. Quando o setor de marketing relata que precisa melhorar a sua comunicação com o cliente, cabe ao cientista criar uma solução do zero.